terça-feira, 21 de maio de 2013

NOVO ENDEREÇO

A partir de hoje o Minha Vida é um Blog Aberto está no em novo endereço! 

Só clicar aqui!

Todos os textos antigos estão lá também, ok?



sábado, 18 de maio de 2013

Clic-Clichês


Fotos clichês são ridículas, mas mais ridículo é não tê-las. Os braços cruzados de forma desajeitada no casamento com o cálice na mão, o beijo clássico do pai na barriga da gestante, a foto do primeiro banho que tanto nos envergonham quando adolescentes, a presença do Papai Noel na noite de Natal, o bebê com a boca toda suja de chocolate, duas taças de vinho (meio cheia ou meio vazias?) em cima de uma mesa, o formando de beca, o grupo de amigos fantasiados numa festa à fantasia,.., tudo ridículo. Mas passar pela vida e não tê-las é como vir ao Rio e não ser fotografado perto do Cristo. Mais ridículo ainda. 

E ainda que você diga "dessa máquina não clicarei", uma vez amado, meu amigo, você está condenado a ver o passarinho e, por tabela, ser lugar-comum no álbum da humanidade. Seus passos ridicularmente registrados sem a menor arte. Sem um toque qualquer de criatividade. E você ajudará a perpetuar o previsível porque este quando congelado através da captação de uma lente objetiva faz chacota com o subjetivo, mas dá sentido ao acaso. Ao caos da sua existência. Porque os retratos-chavões são os cartões-postais de uma vida bem vivida, a prova de que existimos e passamos bem por esse planeta tendo o mínimo que justifique tanto esforço do espermatozóide para fecundar o óvulo de nossa mãe. 

São essas ridículas imagens projetadas e que reproduziremos até o Juízo Final as que vamos sentir saudades. Com essas gravuras merecedoras de escárnio em mãos, vamos rir e chorar ao mostrar pros nossos filhos, sobrinhos e netos. 

Pobre daquele que não é ridículo e que não vive o clichê nosso de cada dia...






quinta-feira, 9 de maio de 2013

Caminho de Ogum e Iansã



Neste ano, Nara, minha filhinha de quinze anos passou a estudar em pleno bairro do Maracanã aqui no Rio. Moramos no subúrbio carioca, num bairro que é sorriso é paz e prazer, o seu nome é doce dizer: Madureeeeira, lá, laiá. ♪♫  Isso significa que Nara agora anda de trem e de ônibus todo santo dia (com exceção do dia de São Jorge que é feriado aqui no Rio) e recebe calor humano às seis da manhã de pessoas que nem conhece. 

Nos primeiros dias, nós sempre a acompanhávamos orientando cada detalhe. Nossa bonequinha fofa nunca havia andado de ônibus sozinha e, de repente não mais que de repente, ela precisou fazer esse trajeto sem que ninguém tivesse ao seu lado para defendê-la de qualquer perigo iminente. Isso foi tenso para nós (digo, nós os pais). Mas antes mesmo do que a nossa vã filosofia pudesse imaginar, lá estava Nara completamente independente, livre e solta (ainda que muito apertada) indo e vindo do subúrbio ao centro da cidade, do centro da cidade ao subúrbio de transporte público. Narinha aprendeu novas palavras e agora fala treissincotrês, meioitocinco, treizoitotrês, ramal saracuruna, belforroxo e diodoro com uma desenvoltura de dar gosto. Ainda assim, é sempre um motivo de preocupação ter uma filha linda andando pelo mundo. Ainda mais de trem e ônibus. Fala sério...O que nos acalma é saber que ela segue tooooodas as nossas orientações direitinho.  

Ontem, por exemplo, Nara dormiu na condução e quando acordou, percebeu que estava em um lugar “jamais visto antes”. Daí que os adolescentes de hoje são mega espertos e diante de qualquer problema (!!!) tem a solução sempre na palma da mão.

- Alô, mãe! Mãe! Tipo. Eu estou perdida! Nunca vi isso aqui antes na minha vida! Mãe? 
- ONDE CÊ TÁ, NARA? NARA!!! Onde você está???? – Respondo perguntando com a tensão que meu posto de mãe me confere.
- No ônibus, mãe! – Nara responde como se eu estivesse feito uma pergunta idiota.
- ONDE CÊ TÁ, NARA? NARA!!!EM QUE LUGAR DO RIO? QUE BAIRRO?- Procuro assumir o controle da situação.
- Mãe? Mãe! Você não ouviu eu dizer que estou perdida? Eu não sei onde estou! Faço a menor ideia! – Responde rindo calmamente a minha filha e, pelo seu tom de voz em si menor, eu sabia que ela tinha certeza que eu conseguiria facilmente adivinhar. 
- PERGUNTA PRO TROCADOR!!! – Oriento. Procuro lhe passar calma e segurança. Respira, Elika, respira!
- Mãe! – Nara ri. – Mãe! O meioitocinco não tem trocador! – Nara ri de novo.
- Nara!!!! Tem motorista? – Pergunto didaticamente após sentir que terei que ir com bastante calma.
- Tem! Tem sim! – Nara responde bem feliz.
- Legal. Pergunta pra ele onde você está – disse baixinho - sem que os outros percebam que você está...
- MOTORISTA! MOTORISTAAAAA! ONDE A GENTE TÁ? – Gritou Nara pelo visto para o motorista do outro ônibus.
- Momomumumumumdadadadidisifufot  gugugutoitoibububu  irajá. – ouvi o motorista falando baixinho algo como se estivesse do outro lado da montanha.Estremeci quando entendi a última palavra.
- Mãe! – Nara ri – A gente tá indo pra Irajá! Onde fica Irajá?
- Nara! – cacildis... eu não conheço nada de Irajá...- Nara! 

Eu queria ligar pra minha mãe para pedir ajuda, mas estava com Nara ao telefone... Mega tenso. 

- O que você está vendo na rua? Você já chegou em Irajá??? Me fala o que você está vendo! 
- Mer-ca-dão-de-ma-du-re ... 
- DESCE AGORA! 

 Nara estava em frente ao Mercadão de Madureira, ponto turístico da nossa cidade, e a debilóide que mora ali pertinho há trocentos anos não fazia ideia de onde estava...aff... muito filhinha de mamãe a minha filhinha linda...

- MOTORISTA! EU VOU DESCER! Abre aqui por favor, motorista! Valeu, motorista!... Mãe! E agora?

A gente mora do lado de cá, ou seja, bastava ela subir e descer o viaduto que estabelece a ligação entre as duas vertentes e ela reconheceria a fauna e a flora do local.

- Está vendo um viaduto? – Falei enquanto abria o gúgol mépis.
- Não.
- Anda mais um pouco.
- Tô!
- Então, é só subir e descer. Vou desligar porque pode ser perigoso você andar e falar no celular, tá? Prestenção e é só subir e descer! 

Ufa. 

Desligamos o telefone. 

Cinco minutos e Nara liga de novo.

- Alô, mãe! Mãe! Eu estou em frente ao Império Serrano! – Nara riu.

Nara desceu antes do que deveria. Era para ter seguido por toooooodo o viaduto e ela desceu no meio do caminho! Agora ela estava em pleno coração de um dos grandes centros comerciais do mundo. O maior furdunço do universo! Já estava escurecendo. Eu tinha que ser rápida e ligeira com ela.

- Nara, sai daí, keep walking! – Orientei decidida.
- Mas pra onde? 
- Vai se distanciando de onde você veio.
- Ai, mãe, tô vendo a Belíssima! Nossa! Uma blusa por quatro e noventa e nove?  Mãe! Uma blusa por quatro e noventa e nove! E não é feia não, hein!?
- Isso. Vai! Anda! – De novo abri o gúgol mépis.
- Você está vendo a Sapatella? – perguntei.
- Sapateeeeellaaaa, tô! Ali! 
- Então, vai nessa direção. Quando chegar lá me avisa para eu te orientar.
- Cheguei! E agora?
- Tem bota?
- Tem! Ai, mãe! Lin-da!!!!
- Vê o preço.
- Trezentos e...
- Ok.  Se concentra, filha! Se concentra! Está vendo a Chiffon?
- Tô. Ali em frente! 
- Então, vai andando até ela. 
- Ai que legal! Quanta coisa legal, mãe! E tudo barato! Amanhã você vem comigo? Cheguei na Chiffon.
- Olha a vitrine.
- Mãe! A Chiffon está com a vitrine ótima! Você ia a-mar aquela blusa! Nossa! Quanta coisa legal! – Nara ria de felicidade.
- Ok. Se concentra, filha! Se concentra! Na mesma calçada...você vê a Sonhos dos Pés?
- Vejo.
- Segue na direção.
- Ai, mãe, que legal isso aqui! Sonho dos Pés! Cheguei.
- Tem bota?
- Hmmm xovêêê... Tem!

E assim eu fui orientando a minha filha sem-noção-mega-esperta-alto-astral  a sair de uma forma bem confortável, segura e útil do centrão de Madureeeeeraaaa lálaiá ♪♫. Enquanto eu falava e fazia com que  ela olhasse para tudo em sua volta, eu  também corria com o celular ao seu encontro. Já havia escurecido e o caminho de Ogum e Iansã é sinistraço.

Assim que Nara me viu, sorriu mostrando todo o aparelho cheio de elásticos. Voltamos conversando sobre a dentista e a aula de canto e piano que ela tivera no meio da tarde. 

Nem sentimos necessidade de falar do fato dela ter se perdido. 

Estranho... Algo saiu tão diferente do planejado e ainda assim pareceu ser tão certo...



-------------------------------------------------

O desenho que ilustra esse texto foi feito pelo artista Sergio Ricciuto Conte






quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fio... por que quilos?



Tudo evoluiu desde que inventaram a eletricidade. Televisões, aparelhos de CDs e DVDs, caixas de som, ferros de passar roupa, lâmpadas... mas se tem uma coisa que não mudou nada foi o fio. Heloou, seu engenheiro! Dá para se concentrar no nosso problema?

Não importa o aparelho supimpa que você compre e o quão prateado e moderno ele seja. O problema de como esconder os fios permanece. Na rua o que vemos flutuando como se fossem pássaros, agonizando no passeio público e na mão e contramão atrapalhando o tráfego? Eles. Os fios. Você pode sair do interior do nordeste e ir direto para o Japão pleno de suas modernices e bizarrices. Lá estão eles correndo o céu em paralelo e se encontrando (!!!) nos postes onde se misturam sem qualquer cerimônia. Vê se isso é admissível...


Quase dois séculos já se passaram e só o que temos é mais e mais fios pela casa! Até as coisas que funcionam sem fio, como os celulares, os noutebuques, os aipódes e aipédis da vida de nada nos serviriam sem um bom fio ligado na tomada para alimentá-los. A medicina melhorou com o tempo? Vai ter um treco na frente de um médico! Ele vai é te encher de fios! E chapinha de cabelo? Tem de titanium, de íons, de bósons, quarks e o diabo a quatro! Mas de que adianta se os fios continuam atrapalhando os alizamento dos fio? Fala sério! Que evolução é essa? Ainda querem nos enganar pintando-os de vermelho, verde, amarelo... só porque a televisão com suas imagens coloridas é melhor que a preto e branco eles acham que com fio é assim também. Comigo, não, violão!


Vivemos numa ditadura, tá ligado? Estamos presos nesse regime e limitados...até quando, minha gente? Temos que brigar sério, ir para as ruas para  exigir que algum líder político faça alguma coisa! Nada de perder tempo pedindo para aprovar casamento gay porque isso é besteira. Casamento, bem sabem todos os casados, é o ó. Isso é até falta de carinho com os gays. Temos é que pedir para  os governantes o fim desse regime antidemocrático imposto desde o idos de Benjamin Franklin. Temos que ir à luta para que isso entre nos programas de governo e conseguir mais incentivo para as pesquisas sérias. E não dessas bobeiras que não nos servem para nada como descobrir como foi a origem do Universo ou do que é feito a matéria . Pra que perder tempo com isso? Precisamos é de pesquisas sobre essa porcaria de matéria criada e não evoluída: o fio.