domingo, 7 de junho de 2009

Os 10 Mandamentos de Elika para Deus

Este texto teve como motivação o desastre do vôo 447 (a gota d'água).



Quando eu era criança eu ia à Igreja todos os domingos. Fiz catecismo e Primeira Comunhão. Mas não era toda semana que eu comungava. Às vezes, esquecia-me de confessar e com a vida plena de pecados ainda não contados para o padre, presbítero ou bispo, não era digna de receber o corpo de Cristo. Para ter direito a experimentar um pedaço de algo feito de água, farinha de trigo sem fermento e nem sal e que pesa menos de um grama, tinha que contar meus poucos segredos para um homem que nesse momento atuava em nome de Jesus e que me dava em seguida uma penitência. Depois de rezar um determinado número de Ave-Marias e Pais-Nossos, os danos causados pelos meus pecados eram reparados aos olhos do Senhor. Graças a Deus.

Como toda criança que frequentava a Igreja, eu morria de medo do Papai do Céu. Temia despertar sua ira e Ele acabar me mandando queimar no fogo do inferno. O padre com seus sermões elaborados especificamente para o público infantil das manhãs de domingo, fez-me crer que as Escrituras e o Antigo e o Novo Testamento eram um guia confiável para o que deveríamos acreditar. Não eram meramente documentos religiosos. Eles nos proporcionavam um relato verdadeiro sobre e história da Terra, que se ignorássemos seria por nossa própria conta e risco.

Como nunca neguei fogo para a leitura, não era raro aos 11 anos estar lendo uma Bíblia que tia Isa nos deu. Ela era escrita especificamente para as crianças. No Êxodo 20:2-17 encontrei os Dez Mandamentos. Fiquei curiosíssima, na época, pelo fato deles terem sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés. As famosas Tábuas da Lei. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traçava, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho duma vida liberta da escravidão do pecado. Como já disse em outros textos, sou um bom soldado. Bastava seguir aquelas 10 regras e estaria livre de ser fritada pela eternidade. Simples assim.Vejamos o que eu tinha que saber e fazer:

1- Eu Sou o SENHOR, o teu Deus
2- Não terás outros deuses além de mim
3- Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus
4- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo
5- Honra teu pai e tua mãe
6- Não matarás
7- Não adulterarás
8- Não furtarás
9- Não darás falso testemunho contra o teu próximo
10- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Mesmo sem hoje pertencer à nenhuma religião, posso dizer que diante dessa tábua eu sou quase uma santa. Supondo que exista verdade nessa história de Moisés, que nos dizia também que a tábua original foi quebrada e que Deus teve que fazer uma outra, percebo que há, mesmo que pequena quando comparada com toda a Sua obra, uma certa fraqueza no Nosso Senhor. Por que a primeira tábua não era inquebravel? Ele devia estar tão preocupado com o que ia escrever sobre a tábua que passou despercebido o fato dela poder ser destruída assim que chegasse à Terra. Aquilo me fez pensar se em outras situações mundanas, Deus também não teria dado uma piscada mais longa e as negligenciado sem querer.

Até hoje, quando vejo ou ouço certas coisas, me pergunto: será que Deus estava dormindo? Mas, agora, lembrando-me dessa passagem bíblica, decidi ter uma outra postura. Ao invés de ficar brigando com Ele, resolvi que posso ajudá-Lo. Retribuindo a preocupação e a atenção que Ele teve comigo em deixar por escrito o que eu deveria e não deveria fazer, hoje, faço o mesmo. Deixo por escrito 10 mandamentos para que erros, com certeza ocorridos pelo fato Dele estar ocupado com coisas mais importantes, não tornem a acontecer. Tenho certeza de que se alguém tivesse dado esses toques antes algumas desgraças não teriam acontecido.

1- O Senhor pode fazer com que alguns aviões caiam. Mas está terminante proibido de fazê-lo quando o destino for Paris.

2- Jamais mate torcedores de enfarto quando o time pelo qual torcem ganhar a partida. E em hipótese alguma na hora do gol. Todos tem o direito de saber o que é a felicidade; embora, já entendamos que nem todos tenham o direito de ser feliz.

3- Nunca devemos ter medo de salvar o próximo. Para tanto, fique atento nesse momento para que a vida de heróis seja preservada.

4- Toda burrice poderá continuar sendo imperdoável. Mas cuidado! Crianças geralmente não são burras e a ingenuidade deve ser estimulada na infância e não castigada.

5- Os artistas merecem mais cuidados. Talvez a distância esteja Te enganando pois, de longe, todos somos iguais. Eles só devem ser levados embora após terem esgotado toda a sua produção por aqui.

6- Defina melhor “mulher do próximo”. As leis dos homens mudaram e isso pode estar nos confundindo. São as mulheres que são mantidas como reféns? São as que dependem financeiramente do homem? As casadas no civil e no religioso? Que namoram por mais de dois anos? Ou somente as que são felizes com seus parceiros?

7- Esclareça de novo, por favor, o dia da semana para ser santificado. Algumas religiões mudaram o dia para Domingo e tem um bando de puxa-saco querendo ir à Igreja ou ficar rezando todo dia e o dia inteiro achando que vai Te agradar mais ainda. Explique melhor que basta um dia e determine com clareza qual deve ser.

8- Fique mais atento nas florestas para que elas não sejam palcos frequentes de crimes hediondos como estupros (Outro dia, a vítima foi uma criança deficiente, não sei se Você soube desse caso). Creio que a mata dificulte uma fiscalização feita só de cima. Portanto, desça de vez em quando.

9- Evite temporais quando a noite for de lua cheia. Precisamos de mais poetas.

10- Devolva-nos o Elvis.



-----------------------------------------------------------------------



Quando estava terminando de escrever os 10 mandamentos minha mãe (que mora a 20 metros de minha casa e já foi, outrora, uma católica fervorosa) me ligou dizendo que havia acabado de fazer um chá. Ao chegar lá, ela me perguntou o que eu estava fazendo em casa já que estava tão quieta (eu ligo para ela de quinze em quinze minutos e fazia uma hora que não ligava). Disse que estava escrevendo e sobre o que estava escrevendo. Nada detalhado. Falei só da idéia principal do texto.

Você sabe que os 10 mandamentos (na verdade os 6 últimos) se resumem em um só, né, Elika? Antes que eu respondesse, ela emendou: Amai ao próximo como a ti mesmo. Pensando bem, mãe, agora que você falou isso, os meus 10 também podem ser resumidos em uma única frase. É, minha filha, e qual é? Perguntou mamãe com um orgulho precipitado. Não nos sacaneie. E mordi a torrada.

Após ouvir minha resposta, mamãe, inutilmente, levou a mão direita, respectivamente, à testa, entre os peitos, ao ombro esquerdo e finalmente ao ombro direito.




24 comentários:

  1. Genial, simplesmente genial!!! Se me permite, gostaria de compartilhar esta pérola com alguns camaradas... heh, em particular o último, que encerrou com chave de ouro!!! Continue assim, seu blog é muito divertido!!!

    ResponderExcluir
  2. Elika!
    Gostei muito dos seus 10 mandamentos.
    A gente tem uma impressão que os 10 mandamentos descritos na bíblia ficaram obsoletos ou estão sendo mal interpretados.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu amor,
    Como já te disse este texto esta simplesmente sensacional.

    Estamos realmente cansados de ficar ouvindo de católicos, evangélicos e cristãos ou não de todas as sortes que Deus escreve certo por linhas tortas, que foi Deus quem quis assim, que não temos a capacidade de entender os motivos de Deus, quando, por exemplo, ele deixa uma criança de 6 anos de idade ser arrastada presa pelo cinto de segurança de um carro por quilômetros.

    Quando penso no que aquele menininho (João Helio) pensou ou passou naqueles poucos eternos minutos em que seu corpo era esfolado pelo asfalto e arremessado alternadamente entre o carro e a rua apenas sinto revolta e vergonha, não de um ser invisível que vê tudo, que pode tudo e que é tão bonzinho; mas sim de toda a humanidade.

    Seu texto nos mostra de forma sutil, leve e bem humorada que nós mesmos é que temos que nos preocupar, tentar evitar e nos responsabilizar perante a dor incomensurável destes pais e amigos que passaram por estes momentos terríveis devido à negligência não de Deus, mas sim das autoridades humanas responsáveis pela segurança, saúde e dignidade de todos.

    Espero ainda que seu texto seja inspirador aos jovens que acessam diariamente este maravilhoso blog.

    Meu Deus! Como eu me orgulho de você.

    ResponderExcluir
  4. Não nos sacaneie [2]... Um dia desses uma 'Testemunha de Jeová' estava indo nas casas aqui na rua. Eu ignoro, mas depois de 20 minutos de 'Ô Moçá' eu fui atender. "Você conhece Jesus?"... O cara que a Madonna pegou? Conheço sim!

    ResponderExcluir
  5. Cara Elika,
    dez mandamentos: antes que se esgotem, você os revigora: com certeza alguns deuses farão bom uso, outros, como sempre, não. o problema maior - para mim, para mim - é que os da(s) igreja(s) são mandamentos morais e não éticos (como sua mãe com sabedoria explanou). valeu!
    abraços,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  6. Elika não lhe conheço pessoalmente, mas deve ser uma mulher muito especial, pois faz o meu amigo Nelson um cara muito feliz.
    O texto é muito bem elaborado eu diria que são os dez mandamentos da vida moderna.

    Parabéns!

    RUDNEI.

    ResponderExcluir
  7. Há muito tempo, decidi que minha vida seria livre de religiões; assim como respeito a crença de qualquer um, gostaria que respeitassem a minha não-crença.

    Alguns diriam que nós, advindos das ciências que tangenciam a exatidão, a matemática, teríamos dificuldade de enxergar o "mundo superior". Mundo superior? A maestria da sua literatura mostra justamente o contrário.

    Vida, para mim, basicamente é fazer o bem (ser bom é outra coisa, desejável mas menor). E não esperar mais nada. Somos muito pequenos diante do mundo para decretarmos nossa imortalidade, nossa vida-eterna, nosso ir-e-vir no mundo como se ele nos servisse somente de hotel.

    Eu, que não tenho crença nem Deus, mas que me considero melhor pessoa do que muitos que crêem (creem) enquanto ainda estiver por aqui, sou seu fã.

    Mais ainda.

    Beso.

    ResponderExcluir
  8. Eu, antes de abandoná-los, frequentei muitos e variados templos e não consegui encontrar diferenças substâncias entre as doutrinas. Apenas aquelas básicas, o dia da semana a ser consagrado, o número de leis, variáveis de dez a vinte. E, tudo continuava, do mesmo jeito. Ele não se dignava a responder, a concluir, a indicar, ou mesmo se preocupar. Ele é um psicanalista aonde nos falamos, falamos, e falamos. Ele se limita a tomar notas.
    Alguém aí em cima disse: é ótimo texto, para aprendermos a não culpar outrem, e sempre a nós mesmos. Gostei.
    Gostei do texto, da nova tradução revista e adaptada, principalmente do último.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Cara amiga Élika

    A cada texto seu que eu leio, tenho cada vez mais certeza que estou tendo o privilégio de ler exercícios iniciais de uma literata de sucesso e, que vão se tornar relíquias daqui há algum tempo, a sua criatividade e estilo de redação são únicos e tenho certeza logo serão descobertos por algum especialista.

    Parabéns e beijocas

    Mazinho

    ResponderExcluir
  11. Mãe você é a melhor escritora que eu conheço, adorei os seus 10 mandamentos só que crianças não são burras. Você pode não ser uma escritora grande, mas é uma grande escritora!
    beijocas de sua filhinha!

    ResponderExcluir
  12. Professora, adorei seu texto! Espontâneo e simples. Ao lê-lo(não somente ele, mas os demais também), se pode ter a sensação das palavras saltarem e voarem de encontro a mente, formando as cenas tão bem descritas.
    Certos ponto eu discordo um tantinho, normal, nada demais.
    Enfim, o texto está fantástico.

    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir
  13. Pois é Elika, acho que toda a humanidade podia dar uma olhadinha nesses novos mandamentos além de Deus. Quem sabe as pessoas também parem de sacanear umas as outras também?...

    ResponderExcluir
  14. po , bem melhor esses dez mandamentos!

    o ultimo então ! haha.

    ResponderExcluir
  15. Lembra de mim?! :D Maravilha de texto! aliás, maravilha de blog também :) parabéns! seus textos me prenderam, todos! e suas fotos, então... lindas! e seus três presentes, que costumam ser chamados de 'filhos', são mais lindos ainda! Parabéns, mais uma vez :) saudades, Élikaa! Beijoes!

    ResponderExcluir
  16. SENSACIONAL, Elika. E que criatividade e sensibilidade! Poucos teriam a capacidade de interligar os Dez Mandamentos e esse acidente!
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  17. Intrigante...
    Não penso nisso, já que não acredito no que me dizem... Ir a missa aos domingos, sentar na primeira fileira, e com uma grande vontade de acreditar em tudo o que o padre me diz,ouço atentamente, queria poder me agarrar nessas crenças e viver "feliz", mas depois de horas ali sentado, percebo que não me disse nada...

    Não sou religioso, mas prefiro não acreditar no que ouço e no que vejo!! Somos independentes, tudo que acontece é escolha nossa, tanto para o bem, quanto para o mal...

    Porque se isso tudo for verdade, acho que não terei para onde ir quando morrer, pois esse lugar que me descrevem, eu não quero entrar...

    Bom professora!!! Seria bom pensar em decisões que estão fora de nosso alcance... ...ou talvez só pensamos que esteja...

    Não sei de muita coisa, na verdade não sei de nada...

    (Bem legal isso aqui!! Obrigado por me aprovar daquela vez... assim eu posso continuar...)

    ResponderExcluir
  18. elika, aqui é o pedro
    aquele que tem o sotaque horrível....
    pois bem... só para vc ver que eu sou aquele aluno notável, que gosta de fazer com q professoras baixinhas e um tanto metidas, de origem genealógica nipônica ( muito comum hoje em dia), sintam-se bem com elogios e elogios sobre suas ótimas obras de arte é que estou aqui, sentado neste computador, renunciando uma hora sagrada de estudo e novas descobertas (¬¬)
    rsrsrsrs
    elika, vc ainda não sabe , mas irá fazer um desenho meu, seu , do bernardo e do marcão, os famosos três mosqueteiros; afinal, vc merece estar em um quadro com a gente!
    beijos professora, ótimos desenhos, muito bom mesmo
    e tem outra, eu tenho certeza de que, se vc se concentrar , conseguirá reproduzir paisagens.
    valeu elika
    kiss

    ResponderExcluir
  19. hi elika, sou eu de novo.
    elika, não tive tempo de ficar lendo o seu texto , mas li os mandamentos elikanos.
    pois bem, na sexta a gente se fala, ok moça?
    beijos, pedro winter

    ResponderExcluir
  20. http://www.deducoeslogicas.com/fisica/professora.html

    elika, primeiramente, oi! como está? espero que bem!
    look....eu estive lendo a matéria desse site e realmente gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto
    depois nos falamos!
    tchauu

    ResponderExcluir
  21. Um comentário bem tardio, ainda mais que eu já tinha dado uma olhada no texto há uns dias (grande coisa, se o texto faz três anos: há uns dez dias...): a maravilha de sempre.

    Faltou talvez o mandamento de que, por gentileza, Ele se inspire no conjunto da obra desse texto e, sempre que for possível, faça com que a maioria (não precisam ser todas) das observações de como o mundo devia ser tenha a mesma leveza e alegria que encontramos aqui.

    LK, amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom,

      Sempre um deleite seus comentários.

      Obrigada. Sempre.

      Beijos

      Excluir