sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Volta de Eliseu

Para Hideo, meu filho adolescente que atualmente só fala em sair de casa e que vive me alertando que não será o “meu filhinho” para todo o sempre. Até parece...
Rio Claro, 10 de Julho de 2009.

Cara Conceição,

Há quanto tempo não nos falamos! Como está, minha amiga? Geraldo está bem?

Estou te escrevendo porque preciso dividir com alguém tamanha alegria que sinto e me lembrei de você. A letra está tremida porque estou repleta de emoção: meu menino voltou para casa!

Eu levei um susto quando abri a porta e o vi. Como cresceu, Conceição! Ele chegou como essas crianças mesmo que aprontam, sabe?, e ficam com medo de apanhar. Com carinha de pobre-coitado. Pediu logo desculpas e me deu um abraço longo e muito apertado. Sempre soube que ele voltaria. Disse que veio para ficar e nunca mais me abandonar. Eu até agora estou sem acreditar.

Às vezes acordo, penso que foi tudo um sonho. Vou ao quarto dele e o vejo dormindo como um anjo! Eu sabia que Deus estava me ouvindo. Mas, o danado se descobre todo quando dorme, Conceição, acredita? Comprei para ele um pijama de calça e mangas compridas, e quem disse que ele gosta? Qualquer dia acorda resfriado.

Voltei a cozinhar todos os dias, a fazer feira toda semana... Como o meu filhote come, Conceição! Dá até prazer de ver! Essa idade eles precisam mesmo se alimentar muito bem. A tarde ele vai se encontrar com alguns amigos que já fez por aqui pela vizinhança.Eliseu sempre foi de se enturmar fácil desde criança! Mas eu fico preocupada...a gente ouve cada coisa na televisão. Falei para ele trazer os amigos para cá, para eles ficarem jogando aqui, mas acho que eles se sentem meio constrangidos com a minha presença. De qualquer forma, ele nunca volta tarde, pois, sabe que eu só durmo quando ele chega. Como amadureceu meu Eliseu, Conceição.

É, minha amiga, peço a Deus para me dar muita saúde para eu poder cuidar do meu filho. Agora que ele está aqui, esses anos que se passaram, quantos foram, Ceição?, Deus fez parecer visto de agora que foram apenas alguns dias. Isso está me confundindo. Agora, falando com você, fiz as contas... Ele saiu de casa logo depois que a aquela atriz loira e também muito bonita morreu. Lembra dela, Conceição? Mérilin Monrou. Não sei escrever em inglês, amiga. Isso foi em 1962. Eliseu, coitado, estava perdido com aqueles hormônios da adolescência. Ele sentia vergonha pelo fato d’eu ser mãe-solteira naquela época, lembra? O coitadinho deve ter passado muito constrangimento por minha causa. Quando eu fugi de casa para morar com o Odilon tinha a idade dele também. Ô idade de todo mundo fugir de casa, Ceição! Eliseu nasceu em 45, dois anos depois d’eu ter saído pela janela da casa do papai. Odilon, aquele sem-vergonha, me abandonou em seguida, lembra, Ceição? Minhas mãos tinham feridas de tanto lavar as roupas das madames. Era o único serviço que conseguia fazer sem desgrudar os olhos do menino. Mas Eliseu sempre teve o que comer em casa. Graças a Deus. Não quero mais fazer contas não, Ceição! O importante é que ele voltou, bem no ano em que Maikon Jeckison morreu.
Eliseu é assim, Conceição, como eu sempre te disse, quase uma estrela...

Beijos

Bernadete

15 comentários:

  1. Uau!!!! Coração de mãe é forte mesmo!!! Prepare-se, pois saí há quase 6 anos de casa e minha mãe sente falta até hoje!!! bjs mil

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL

    Diferente de tudo o que havíamos lido da autora até o momento.

    Este texto nos mostra o amadurecimento de uma escrita forte, sentimental e sutil ao mesmo tempo.

    O com um final digno dos grandes mestres.

    Lindo demais.

    ResponderExcluir
  3. sensacional de sempre.

    não importa a forma.

    ps: filho SEMPRE é filho, querendo ou não. bj

    ResponderExcluir
  4. Muito bom minha irmã! Adorei!
    beijão da mana número 1 do sul.

    ResponderExcluir
  5. Querida Elika,

    acho que estou muito emotiva no dia de hoje,e, estou me debulhando em lagrimas,e nem precisei terminar de ler seu email.Nunca soube que vce havia passado por tanta angustia. Me orgulho de vce e de suas atitudes. Aliás, pensei que só eu fosse "atoista" na familia, mas vejo que somos muitos os iluminados e livres de fantasias. Crer na vida em si é minha unica necessidade.Hoje é meu aniversário. Faço 45 anos.Não gosto de aniversários, porque gosto da vida, e isso sempre anuncia menos um ano em minha vida. Isso é egoismo né?
    Meus filhos já estão saindo de casa. A Té já está trabalhando e vai pra Sampa no semestre que vem fazer pós.O Li fez vestibular, se passar vai morar em Sampa tambem. e eu vou ficar sozinha em casa. Acho que vou arrumar mais serviço.

    Acho que vou chorar de novo.

    ResponderExcluir
  6. Muitos são como Eliseu e outros só falam que querem ser como Eliseu, mas todas nós somos Bernadete.

    Te amo.

    Deise

    ResponderExcluir
  7. Nossa Elika!
    Confesso que fiquei arrepiado!
    Uma lionda históri e com um categórico final!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto! super leve e envolvente.
    ah! E sobre o "Eliseu"...
    fique tranquila, com os anos o tempo entre a morte dos astros vai durando só o horário da escola.
    rs
    beijo beijo beijo

    ResponderExcluir
  9. É um primor de texto. Doce, sem ser enjoativo, terno sem ser melado, falando de coisas simples, mas que os homens parece que esqueceram, dá vontade de ler, reler, ler novamente, e ter uma mãe assim. Hoje elas são diferentes, parece que têm medo de dizer 'tolices'. Tolices que nos alimentam, aos filhos órfãos de mães vivas e trabalhadoras, estilhaçadas pelas obrigações e que esqueceram de dizer ao filho, o quanto ele é amado. Daquela vontade de fazer muito mais por ele, do que ele por você. Este é o sabor do texto. Beijos e parabéns (!!)

    ResponderExcluir
  10. A senha para eu publicar o comentário foi win(ho)ymel. Que tal o acaso? Outros beijos.

    ResponderExcluir
  11. Carambaa! Você me fez lembrar a minha mae, lá no inicinho: "que não será o “meu filhinho” para todo o sempre. Até parece..." É exatamente ela falando. Meu irmão ja vai fazer 21 e ainda é o bebêzinho dela. hahahahah. Eu adorei o texto. Tem uma mensagem profunda mas é sutil.
    Parabéns!
    A cada dia fica mais gostoso passar por aqui e sentir a harmonia das palavras nos seus textos.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, perfeito o texto.
    Adooooooooreeeeeeeeeeeei o final.
    Riii muitooo aqui !!! rsrsrsrs
    Agora que já li todos os seus posts vou aguardar anciosa pelo próximo.
    xD
    Sempre se superando.
    Sobre o conteúdo... vivo falando pra minha mãe que terei atitudes como a de Eliseu. Aliás, perecidas... Mas não sabemos do futuro. Ainda estou procurando por ele e correndo atrás. Mas no fundo todos somos "Eliseus", porém na maioria dos casos não voltamos mais...

    Beijoos !

    ResponderExcluir
  13. Caro amiGO,
    Como participante do ReUnidos AmiGOs voce é especial para nós. Sinta-se a vontade para adicionar o nosso banner no seu blog e venha participar mais ativamente dessa comunidade que foi feita para promover a nossa reUniao. http://enjeitadosdogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. - Podi ter certeza qe Hideo ti ama muiiito, ele só é adolescente e acha qe o mundo é só brincadeira e qe ele sempre tá certo, mas ele está crescendo e qando você menos esperar ele vai ser um homem qe talvez mesmo com seus muitos defeitos ou até mesmo só com defeitos ele continue errando como agora, mas isso realmenti importa ? Porque algum dia ele vai perceber qe precisa amadurecer e ver que você o ama e só quer o melhor pra ele e qe ele não é melhor nem pior qe a Nara e que você os ama igualmente... Porém entenda ele é só adolescente achando que é gente grande, mas confesso nunca vi alguém ter tanto orgulho ao falar da mãe nem eu mesma sou assim, já ele gosta de falar oqe a mãe faz e como ela é que apesar de impatar ele as vezes de sair é assim que ele diz ele te ama muito, quem sabi ele perceba que é tão importante quanto outro filho, mas por enquanto ele só é adolescente *-*

    ResponderExcluir