quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CERN 3- Vida de Nerd


Essa foi uma das vistas indo para o LHCb. As flores são girassóis! Me lembrei de Monet...parece coisa pintada por ele.


Um dos quatro experimentos distribuídos ao longo do anel de 27 km do LHC é o LHCb. Eu fui lá! Mais uma vez a tecnologia abundante dá um show. Estou chocada, perplexa, boquiaberta com a mente humana.


É tudo enorme! Incrível como é necessário coisas tão grandes para entender coisas tão pequenininhas... Mas, por detrás da imensidão do experimento, pudemos conhecer alguns, apenas alguns, detalhes dos detectores.





Duvido você me encontrar na foto aí em cima. Duvido.



Vocês não me encontraram naquela foto porque eu não estava lá no meio. Foi tirada, como você pode ver, de um cartaz. Mas essa aí sou eu. Fácil de encontrar agora na foto, não?



O Globe é, como o nome sugere, um imenso globo recoberto de madeira dentro do qual acontece o Univers de Particules, um show multimídia que fala da origem da matéria e do Universo. Eu fui lá!!! Vi tudo com esses olhos cheios de miopia e ainda tirei fotos!!!








Essa galera é parte do grupo de brasileiros. O menino lá detrás é de Moçambique e o Gringo é o professor Mike, prêmio Nobel da Física de Partículas!

Mentira, ele é "apenas" um físico do CERN, mas ele é tão inteligente...



Já ia me esquecendo... pela manhã são as palestras, à tarde é que vamos passear nos megalaboratórios. Esse é o professor Jonathan R. Ellis (CERN), muito simpático, nos deu as boas vindas e falou (em inglês) sobre a missão do CERN. Essa foi a primeira palestra que assistimos no dia 6 de setembro.


Depois tivemos uma introdução à Física de Partículas. Esse é o simpatissíssimo professor Augusto Barroso (CFTC,U.Lisboa) introduziu o Modelo Padrão de Partículas de forma bem divertida e descontraída. O tema é vasto e o tempo era curto.  Mas foi muito legal.


Brasileiro no CERN!Statistics in Particle Physics and Brazilian participation at CERN!Esse é o professor Vítor Oguri (UERJ!!!) abordou a Física Estatística, importantíssimo ramo da Física no estudo das partículas elementares.

Como foi nosso primeiro dia, eu estava "zero-bala". Fiquei bem espertinha e acordadinha nas palestras.

Voltamos andando pro hotel. Andei  da Suiça até a França! Uma loucura!


Bom, se eu tiver energia, amanhã tem mais. Aqui são quase 3 horas da madrugada e eu aqui. Amanhã tenho que estar bem acordadinha para o que vem pela frente.

Beijos para quem é de beijos, abraços para quem os merece e resto ao resto!

5 comentários:

  1. Nossa Elika. A Marta Máximmo também foi.
    PS: Pelo seu casaco vemos que o verãozinho europeu tá muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vê se descansa pra deixar a mente bem criativa!!!!! bjs mil

    ResponderExcluir
  3. aaaai, que liindinhaa você!
    aproveitas muito, professora (:

    ResponderExcluir
  4. Por favor, não deixe que eles juntem matéria e anti-matéria.
    Ou se eles quiserem fique bem longe.
    Aproveite muito. E continue....contando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma pérola hoje Elika....sem noção, tipo assim: putz meu....
    beijos, continua atualizando as coisas hein?!

    ResponderExcluir