domingo, 5 de setembro de 2010

CERN ! Nem Acredito!!!




Sexta-feira, 3 de setembro embarquei do Rio de Janeiro para São Paulo, depois, de  São Paulo para Frankfurt/Alemanha com conexão para Genebra/Suíça no sábado. E de Genebra, com ônibus fretado pelo CERN - the European Organization for Nuclear Research, vim para Saint Genis Pouilly/França, onde estou hospedada com mais outros 19 colegas professores brasileiros participando da Escola de Física do CERN. Literalmente, uma viagem!!!


O evento começou oficialmente às 14h, depois do almoço, já com os 76 professores: 20 do Brasil e 56 de Portugal, Angola e Moçambique.



Com abertura do professor Pedro, recebemos as boas vindas do prof. Mike, coordenador da Escola junto ao CERN e em seguida tivemos uma apresentação geral do prof. José Carlos cuja intenção foi aguçar a nossa curiosidade sobre o que vai acontecer ao longo da semana. E ele conseguiu! Tudo bem... eu bocejei um bocado, mas é por causa desse maldito fuso-horário!

Depois fomos visitar dois experimentos: o Atlas e o CMS. E tivemos uma aula detalhada de como funciona o confinamento dos feixes de prótons ao longo do anel de 27 km do LHC.




Essa aí em cima é a sala de controle do Atlas!






Dipolo de 15m (em corte) no interior do qual são aceleradas as partículas. O conjunto de dipolos forma uma circunferência de 27km e encontra-se em um túnel 100m abaixo da superfície. Os tubos estão a uma temperatura e pressão menor que a existente no espaço interestelar.

Vale lembrar que essa atividade é um programa oficial do CERN para professores de Ensino Médio dos países membros. O Brasil coopera com o CERN mas (ainda) não é membro. Logo, para que nós brasileiros participássemos deste evento, tivemos que entrar na cota dos portugueses que gentilmente nos abriram espaço por iniciativa do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.


A organização do grupo é coordenada pela Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF - Sociedade Brasileira de Física da qual o prof. Nilson Marcos Dias Garcia, docente da UTFPR, é secretário. Ele também foi nosso guia desde a organização do evento, ainda no Brasil, e chegou antes em Genebra para garantir que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

Nós professores do Brasil participantes deste curso de capacitação contamos com apoio financeiro do CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas que estamos recebendo apoio financeiro do Departamento de Educação Básica da CAPES (através do prof. João Teatini) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (através do prof. Ildeu de Castro Moreira).



E esse foi só o nosso primeiro dia!!!

Até breve!

11 comentários:

  1. Só tenho uma palavra: D+++++++++++++++++
    Dan

    ResponderExcluir
  2. CARACAA
    O curso deve ser genial, algo fora de sério.
    Parabéns Elika, aproveite bastante esta oportunidade, não despedisse muito tempo dormindo.
    Fique o maximo que vc puder acordada, rsrs.
    Sucesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bacana hein, elika?
    Curte bastante ai, mas sem esquecer do meu souvenir!
    olha lá hein! beijokas!


    Pedro Winter

    ResponderExcluir
  4. Bem, você parece que pretendia aguçar a nossa curiosidade.
    Você conseguiu, vamos percorrer cada um dos vinte e sete quilômetros desse acelerador, para saber o que aconteceu com o feixe de prótons.
    O acontecimento e a oportunidade são únicos.
    Boa sorte, quando tiver tempo, olhe de lado, e veja a maravilha que é a natureza, e a vida desacelerada. Beijos e até breve

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elika,

    Aproveite bastante!!!!
    Beijos, Elise.

    ResponderExcluir
  6. Oi LK
    Recebi

    Grande alegria te ver no CERN.
    BJ GRANDE.

    Felipe Nogarol

    ResponderExcluir
  7. Oi Élika!!!! Fiquei seper feliz com mais essa sua aventura, agora é pra valer, vamos acelerar!!!!!
    Você merece menina!!!!!!!
    bjs mil

    ResponderExcluir
  8. Mãe eu te amo! Vc merece isso tudo! Estou morrendo de saudades!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito me deixa feliz vê-la com esse sorriso de criança que ganhou a primeira bicicleta e está prestes a vencer o desafio de dar as primeiras padaladas, por conta própria. Obrigado pela mensagem. beijos
    Luis Manuel

    ResponderExcluir
  10. Meu amor,
    já passei por aqui diversas vezes...
    estou aguardando a atualização,

    Você merece tudo isso, e muito mais,
    aproveite ao máximo,
    aqui, estamos todos acompanhando tudo,
    nós te amamos demais!

    ResponderExcluir