terça-feira, 26 de abril de 2011

Minha Vida é um Blog Aberto


Dizem que me exponho demais nesse meu mundo virtual. Fato. Mas entendam-me. Meus textos são perguntas feitas para o espelho e eu não consigo silenciá-las tornando-as como o produto daquele que diz ter feito uma música repleta de pausas. Na minha partitura quando elas existem duram somente o tempo de uma semifusa.

Algumas vezes é assustador sair de mim mesma, mas não consigo mais viver no subsolo. Acreditem. Não é raro entristecer-me quando grafo e por isso mesmo forço-me sempre um rabisco. Conseguiremos nós tirar de algum outro lugar que não seja da dor algum aprendizado? Desconheço e não me importo, pois  sei que viver tem que ser perturbador. Há quem se distraia e viva feliz para todo e o sempre sem  conhecer o  verdadeiro deleite de ser feliz num dia e no outro achar que enlouqueceu. Que se há de fazer com a verdade de que o melhor do verão é saber que não estamos no inverno?

Disserto sobre meu mundo porque sou inteiramente estranha a mim mesma e pressionando meus dedos em cima desse teclado surpreendo-me ao ver-me logo ali, andando na rua ou passando por aquela ponte. Torno, assim, nítidas as cores que mal via e, por deus, o daltonismo deve ser uma dádiva assim como a  ignorância porque os textos não podem ser enfeitados e muito menos artisticamente perfeitos. Eles tem que ser eu. Sem batom e sem pudor. Não procurem, portanto, por brilhos nas frases porque sou feita de matéria opaca e sujeita a moléstias. Não esperem tirar ouro dos troncos secos das árvores. Sabemos o que acontece com os que comentem semelhante tolice.

Confesso. Sou incapaz de aceitar essa liberdade das palavras sem pensar no que muitos vão achar e nesse processo eis que o paradoxo se apresenta: buscando-me encontro outras e alguns dos que me leem nem sequer encontram uma de mins. Enquanto conecto-me com outras possibilidades de existir saio por completo do campo visual dessa tela. Serão totalmente em vão essas tentativas de dar nome real a cada coisa transformando fatos em tatuagens que sangram ao nascerem, mas que tem como destino um e pelo menos um olhar de aprovação?
 
Embora para mim Deus não exista e a recíproca seja verdadeira, sei que aqueles que rezam alcançam, sobretudo, a si mesmos. Coloco, assim, sempre que piso nesse espaço as palmas de minhas mãos juntas como os que oram. Escrever foi a forma que descobri de encontrar-me e, às vezes, sinto falta de mim mesma.


---------------------------------------

Se você gostou desse texto, poderá gostar também de:

Consulta ao Analista
Confissões de uma Ignorante
O Grito



16 comentários:

  1. Incrivel, como sempre. Viajo lendo seu blog.
    bjs do seu aluno/fa
    vinicius

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc leu, Deise! Adoro compartilhar minha vida com vc.

    :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vinícius,

    Nada como um carinho sincero e sem pretensão.

    :-)

    Que bom que viajamos juntos.

    Beijos e os vemos na quinta se São Pedro permitir.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse tipo de leitura. A gente se liberta e muitas vezes temos exemplos de nossas próprias vidas, sem compartilha-las. Parabéns! continue liberando sua imaginação, libertando seus desejos. Eu adoro escrever tbm, mas escrevo somente p mim, não tenho essa coragem toda. bjus

    ResponderExcluir
  5. Denise,

    Vc é a segunda pessoa que conheço que escreve somente para si e não sente necessidade de ser lida. A primeira foi Salinger, autor do livro O Apanhador no Campo de Centeio.Ele odiava compartilhar e não via sentido nisso...vai entender.

    Liberte-se! É super divertido.

    Adorei sua visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. "em mim
    eu vejo o outro
    e outro
    e outro
    enfim dezenas
    trens passando
    vagões cheios de gente
    centenas



    o outro
    que há em mim
    é você
    você
    e você

    assim como
    eu estou em você
    eu estou nele
    em nós
    e só quando
    estamos em nós
    estamos em paz
    mesmo que estejamos a sós"

    O processo do conhecimento acaba por desembocar em um texto, ou um poema.
    Coloquei um que prima pela economia e beleza. O seu texto é tão sincero quanto ela, um ou outro trecho demonstra um cuidado maior, mas no geral, você não fica agarrada no portão, com medo de se soltar, e nem deixa de por a mão, pelo cuidado de se sujar com a tinta fresca. Vá em frente. Encontre-se onde outros se perderam. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estou tentando, Djabal, estou tentando... mas parece que o mais interessante é a busca mesmo.

    :-P

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Elika, como vc descreve essa miscelania do EU/NÓS de forma tão poética!? Parabéns, foi muito melhor que Fernado Pessoa, quando ele diz "tentei retirar a máscara e ela não saiu, já não sabia mais quem eu era...."

    Helena de Toledo

    ResponderExcluir
  9. Quem me dera, prima...quem me dera escrever como ele. De qualquer forma, vibrei, pulei e gritei de felicidades com a comparação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Élika, minha prima,

    Você é a prova de que a maior riqueza que o estudo nos proporciona é a liberdade de ser e de pensar. Quem não sabe disso é infeliz. Esta visão perturbadora de nós mesmos nos conforta, afinal a vida não pode ser tão pequena.
    ISSO É LIBERDADE.
    Parabéns.
    Marcos

    ResponderExcluir
  11. Primo,

    Que bom que somos livres e tão próximos! Um deleite compartilhar as minhas inquietações com vcs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O Salinger lá de cima(não estou falando do Céu, mas da sua réplica) dizia (pela boca do Holden Caulfield) que um bom texto deve causar no LEITOR uma vontade de conhecer-conversar-abraçar o AUTOR.
    Sim, o que você escreve provoca esse desejo em quem LÊ! Mas arrisco dizer que faz um pouco mais ainda. É como um passe de mágica: eles (seus textos) começam mostrando um caldeirão cheio de todas as fraquezas-vulnerabilidades-bobagens que você experimentou ou inventou (sei lá), e então sua mão mergulha nessa confusão e pesca a beleza que estava lá e a gente não via. Assim, sem explicar nada (ainda bem!). Letras e Alquimia...
    Obrigado, de novo.
    Andre Nakamura

    ResponderExcluir
  13. Obrigada VOCÊ, pelo carinho, André.

    Nem mereço tanto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Professora!caramba li esse texto nem imaginava que era seu blog!muito legal!
    recentemente escrevi um texto parecido!
    é bom ser pego por essas surpresas!
    muito bom o texto!
    beeijos

    ResponderExcluir
  15. Renan,

    Como não imaginava que era MEU blog???

    Já não havia te convidado para vir aqui???

    Anyway... obrigada pelo comentário, volte sempre e fique à vontade para ler os meus outros textos ex-critos.

    Bjs

    ResponderExcluir