quarta-feira, 20 de julho de 2011

Freud explica!



Há tempos venho observando certos comportamentos masculinos e tentando entender porque não agimos da mesma forma. Falo hoje especificamente sobre futebol. Nesse terreno, por mais que as mulheres estejam aumentando em número nas torcidas, este ainda é desprezível quando comparado com o contingente masculino. Cansada de ver uma classe tão delicada ser alvo de críticas do público estritamente macho presente nas arquibancadas e nos sofás aos Domingos, meditei profundamente sobre o assunto e com uma bagagem suficiente de leituras sobre psicanálise acabei tendo uma epifania que resultou na elaboração de uma teoria super consistente para explicar esse interesse doentio e sem limites do homem pelo futebol.

O ponto que sempre me intrigou foi que mesmo sendo inteligentes e vencedoras em muitas áreas, temos uma dificuldade cor de rosa em acompanhar os “lances” do jogo mesmo quando se repetem em câmera lenta. Nem vamos falar aqui das regras do impedimento! Entender até que não é difícil. Mas e ver na hora? Os homens ficam gritando: IMPEDIDO! TAVA IMPEDIDO! NUM TAVA!!! NUM TAVA!!!! E as mulheres que acompanham por parceria seus maridos ou namorados ficam comendo salgadinhos assustadas esperando a decisão do juiz. Ou será do bandeirinha? Tanto faz.  E nosso encravo não fica limitado somente quando a “bola está rolando”, ele se estende para programas como “Enquanto a bola não rola” e as famosas “mesas redondas” onde homens, e somente homens, ficam debatendo sobre os jogos que vão se realizar e os jogos que aconteceram. Vá lá quando falam sobre jogos acontecidos na véspera. Incompreensível, porém, para quem não possui o cromossomo Y é a importância de se discorrer sobre a partida entre a final do Campeonato Carioca de 1944, partida essa que os vascaínos contestam até hoje! Não há santo que nos faça dar alguma relevância a esse fato. E o embondo piora com os gols repetidos pela rádio! O gol foi lindo! Vamos ouvir de novo o gol, galera!  E vem o cara parecendo que comeu pimenta falando bem rápido sem respirar e gritando como pastor em sessão de descarrego: Adriano entra na área, se atrapalhô, tentô, petequiô, livrô-atiro-entrô! Goooooooooooooooooooooolllllllll! A- A- Adrianoooo! Dois zagueiros em cima dele! Ele usou o corpo!Protegeu ia escapulindo bateu por baxo! Rasteiriiiiiiiiinho entrando na área com a bola que ele ia perdendo escapulindo!  E a homem-rada vibra ao ouvir isso de novo. Alguns ainda gravam!!! E tem maluco que escreve livro narrando partidas inteiras com detalhes! E pior que vende que nem água em verão carioca. Vai entender...  

E tem ainda o tal do golaço... o que é um golaço, afinal? Qual a diferença de um golaço para um gol? Quero ver uma mulher me explicando isso. Só os homens sabem, embora não consigam explicar. Complicado. Mas aí, o tal do golaço é visto por n câmaras diferentes, n2 vezes. Tudo se resume, no meu referencial meigo, a uma bola entrando na rede. Absolutamente nada demais. Basta ver uma vez que entendi o que se passou. Mas eles não! Eles veem e comentam, veem e comentam, veem e comentam em todas as resenhas esportivas! E quando os meninos se encontram logo perguntam: viu o golaço? Meodeos... E quando você pensa que já não entendeu o suficiente, eis que eles se superam. Outro dia vi meu marido numa rodinha com cinco amigos conversando animadíssimo numa festa. Cheguei perto para participar da roda e qual o quê! Não entendi nada... “Meu time está bom, comprei o Júlio César e vendi o Naldo.” “ O Naldo não! Tu vendeu? Eu tô com o Paulo Miranda na minha zaga”, “Cicinho  pontuou bem no último jogo. Comprei ele na semana passada”.  Jesuis, o que era aquilo? Em casa Nelson me explicou que aquele diálogo animado fazia parte de algo chamado Cartola FC que consiste em você montar um time de futebol virtual com jogadores reais, escolhendo sua formação e podendo até mesmo comprar jogadores desejados por grandes times! Me poupe. O objetivo é montar o melhor time a cada rodada do Campeonato Brasileiro e se divertir junto com amigos por todo o Brasil. Inacreditável a extensão da loucura, não? Saibam vocês que esse i- jogo de futebol já conta com mais de 1 milhão de usuários cadastrados. Óbvio, todos machos.

Depois de minha teoria explicada tudo isso e muito mais será facilmente compreendido. Por exemplo, por  que chamam uma partidinha entre amigos de pelada?, por que ninguém quer ser goleiro?, por que os atacantes são vistos como heróis nacionais?  Vejamos, então. Para Freud toda perturbação de ordem emocional tem sua fonte em vivências sexuais marcantes, que por se revelarem perturbadoras, são reprimidas no Inconsciente. Esta energia contida, a tal da libido, se expressa a partir de algum sintoma que é o caminho que ela encontra para se comunicar com o exterior. Como disse o mestre, o sexo está no centro do comportamento humano e todos nós sabemos que os homens são bem mais perversos que as mulheres.

Pensemos juntos, agora. Futebol é o esporte mais popular do mundo e é único jogo em que o melhor nem sempre ganha. Qual poderia ser o interesse por um jogo tão injusto? Jogos como vôlei onde não há essa injustiça, a pontuação é refeita a cada minuto, os jogadores não erram em concordância numa entrevista e não fazem dancinhas sem graça cada vez que acertam não tem essa audiência. Por que? Explico agora. Porque não tem o mesmo apelo sexual que o futebol, ímpar nesse sentido. A bola entrando no gol mesmo que seja uma só vez em quase duas horas é emocionante para eles por ser equiparado inconscientemente, bem, como diria, ao falo encontrando o canal que conduz ao colo do útero e que se abre na vulva. E a alegria é a mesma tenha sido o gol feio ou bonito porque o deleite é independente da posição dos jogadores. A torcida vivencia algo como um orgasmo cuja intensidade é multiplicada pelo número de cabeças dentro do estádio. Como eles dizem, é mágico a parada.

Reflitamos mais um pouco. Quando o sujeito torce pelo time mais forte que tomou um gol e perdeu a partida eles dizem “Futebol tem dessas coisas” como se dissessem  “A vida tem dessas coisas” e no Domingo lá estão eles aos montes de novo com a mesma animação. Minha teoria abrange esse fenômeno também: O fato não raro do mais fraco ganhar a partida não é considerado injusto por eles. Ao contrário! É fascinante! Essa é a verdadeira catarse coletiva dos fisicamente desfavorecidos.  Isso porque é feita uma transposição, no nível do inconsciente, à imagem do careca, gordinho e baixinho ganhando de um saradão, altão e cabeludão a disputa de uma lindona qualquer.

Há,  no entanto, homens que não gostam de futebol. São eles mais seguros e bem resolvidos? Não. Nada disso. Talvez sejam até mais complicados. Esses apenas encontraram uma forma mais solitária de lidar com a libido, essa energia fundamental do homem e devidamente reprimida pelas mães, esposas ou namoradas. Geralmente são os padres, são os fotógrafos que se revelam, são os arrebatados por corridas que possuem problemas, bem, como diria, no controle da emissão do líquido seminal, os apaixonados por mar que procuram nele a tranquilidade do útero materno e não resolveram bem complexo de Édipo, os artistas que tem fixação por pincéis e, claro, aqueles que tocam algum instrumento.

Diante dessa brilhante percepção devidamente teorizada, eu agora olho pro meu marido sentadinho no sofá com a camisa do Flamengo em plena quarta-feira, segurando seu copinho de cerveja, com fones no ouvido ligados na rádio globo, gritando para a televisão como se os jogadores o ouvissem e discutindo com o Galvão no programa Bem, amigos com muito mais respeito. Entendo claramente, depois de ter estudado com tanta seriedade a psicanálise, que  é saudável para a humanidade essa obsessão masculina pelo futebol. Para dizer a verdade, até o incentivo agora. Pergunto sobre os campeonatos, sobre a pontuação do time dele no Cartola FC, grito IMPEDIDO junto com ele ... coisinhas assim que acabaram por torná-lo mais calmo no trânsito e mais carinhoso comigo. Fico muito feliz por ter descoberto algo que possa contribuir de forma tão positiva para a sociedade.

Bola pra frente!

  




- E aí, dona Elika, o que a senhora tem a nos dizer depois desse post no blog?

- É isso. Grazadeus acho que esclareci bem as coisa e acho que entendi bem o adversário e agora a parada é estudar mais para fazer mar bonito e grazadeus a torcida feminina está me dano apoio e se deus quiser eu vou ter um bom resultado com essa teoria e é como disse meus colega, não podemo esquecer que  a boca que vaia é a mesma que aplaude e a gente não pode ficar muito preocupado com o adversário senão a naftalina sobe.

29 comentários:

  1. A única relação que eu percebo do futebol com o sexo é que com o avançar da idade o atleta precisa fazer um alongamento antes de ambos, pois corre o risco de algum estiramento ou pior ainda, uma contratura em algum músculo.

    Anderson Kleyton

    ResponderExcluir
  2. Anderson Kleyton,

    No futebol, como no sexo, as pessoas também suam ao mesmo tempo, avançam e recuam, quase sempre vão pelo meio, mas também caem para um lado ou para o outro, e pode acontecer o que vc falou: às vezes há um deslocamento, estiramento, ou contratura. Aí um vai pro chuveiro mais cedo!

    Beijos

    Becelika

    ResponderExcluir
  3. Tá ficando boa nisso, hein?

    Tô gostando de ver...

    Anderson Kleyton

    ResponderExcluir
  4. Acabei de receber um email do meu amigo poeta-escritor-jornalista e doido varrido Paulo Andel dizendo o seguinte:

    "Caríssimos,

    No dia 26/07 entra no ar o site de esportes ALÉM DO LANCE, que trará diariamente uma série de matérias e artigos com um enfoque diferenciado do atual panorama midiático.

    Em sua equipe de articulistas, este que vos escreve tratará de jogos, jogadores e histórias de outrora do futebol brasileiro, sempre às quintas-feiras.

    Assim sendo, estejam todos convidados a ver/ ler/ opinar/ criticar etc.

    Um abraço e muito obrigado pela atenção.

    http://www.alemdolance.com.br

    http://www.youtube.com/watch?v=gR4sLGiwM7k"

    Meodeos...

    Paulo Andel é autor do livro "DO INFERNO AO CEU: A HISTORIA DE UM TIME DE GUERREIROS" que "está vendendo que nem água em verão carioca".

    Muita libido para dar conta.

    =)

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, muito bom e divertido.
    mas, explica porque a seleção não nos arrebata como o nosso time do coração.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Vou pensar sobre isso... Mas agora dá para entender porque todos ficaram fulos da vida com 4 (!!!) perdendo gol de pênalti! 'Tavam ali. Na cara o gol! Era só enfiar (a bola)...

    =)

    ResponderExcluir
  7. suahsuahsuahsuahsuahu
    incrível como sempre tia LK... :p
    continue sempre assim, ok?
    beijos do seu aluno/fã
    Vinícius ;)

    ResponderExcluir
  8. Muito gradecida, Vinícius! Muito gradecida!

    ResponderExcluir
  9. Basicamente, o seguinte... (eu acho):

    1) Num mundo tão marcado pelo individualismo e pela falsa "competitividade" (onde quem detém os meios é sempre franco favorito em qq coisa), o futebol chama para si o anseio mundial justamente porque só nele o baixinho pode agredir o gigante, ou o mais fraco bater o mais forte, ou o nem tão bom vencer o craque - e todos, quase todos, podem encarar o ex-império norte-americano de frente, por exemplo; nós mesmos, brasileiros, temos o futebol como um cartão de visitas para nossa afirmação perante o mundo;

    2) Algumas regras são enroladas e polêmicas. Mesmo os torcedores mais fanáticos se enrolam às vezes. O impedimento é a crucial: requer ampla vivência;

    3) Só o futebol permite a morte no domingo e a ressurreição na quarta-feira seguinte. Não dá tempo de pensar em nada. A vida é sempre o futuro, é sempre o próximo jogo, a permanente sede de conquista;

    4) A diferença do futebol para os outros esportes? Simples: arte. O futebol não é somente um esporte. É arte. Por isso é que, assim como se vê programas com resenhas sobre teatro, cinema ou artes plásticas, o futebol também os tem. Um gol não é somente um gol - ele pode ser uma enorme história. Se não fosse assim, como é que eu iria escrever um livrinho?

    Beijoca, parabéns de siempre.

    ResponderExcluir
  10. Aliás, amanhã é o aniversário do meu time. Escrevi isso. Dê uma olhada, pois.

    http://www.benditoflu.com.br/2011/07/parabens-meu-amado-tricolor.html

    ResponderExcluir
  11. Não tô falando...nao tô falando... Freud explica!

    o bagulho é doido!o bagulho é doido!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, professora ficou muito bom mesmo. Parabéns ! Porém eu faço parte da minoria feminina que gosta de futebol e também faço parte do Cartola ! HAHA. Mas isso são detalhes

    Beijos
    Bianca Moura (:

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Bianca! Agora sim ficou registrado para todo e o sempre!

    beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o texto, mas também sou menina e adoro futebol, apesar de ainda não saber quando é ou não impedimento, kkk. Adoro vibrar com meu time, gritar, xingar o árbitro, ir ao estádio, cantar junto, sentir vontade de matar o time adversário... Faz parte, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. ah sim, mas isso é normal. Os homens extrapolam. Ficar hs discutindo isso ou ficar ouvindo um gol de novo é que é a perversão. =) bjs

    ResponderExcluir
  16. Meu filho (9 anos) entra na sala, enlameado, de chuteiras, camisa que saíra de casa branca, e me vê assistindo o jogo: Austrália x Suécia.
    A Suécia vencia por dois a zero, estamos no primeiro tempo,quando sofre um gol. Ele me pergunta: Gol ou Golaço?
    Não respondo, aperto a tecla do replay, e ele revê o lance. A atleta está no bico da grande área, do lado direito, e dá um potente chute, a bola (pombo sem asa) se aninha bem na intersecção entre o poste esquerdo e a trave. Ou seja, ela se encaixa dentro de um retângulo de quase quinze metros quadrados, tendo setenta centímetros de diâmetro.
    Ele dá as costas para o lance e vai almoçar. De lá ele decreta: Golaço.
    E o jogo é uma partida do campeonato mundial feminino de seleções.
    E agora? (risos) Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que no final você falou ali dos homens que tocam algum instrumento. Porque ha única coisa que eu me encaixei sem ser os "homens que tocam instumento foi "os apaixonados por mar que procuram nele a tranquilidade do útero materno e não resolveram bem complexo de Édipo". Ja , estava ligando pra Angela pra voltar pra terapia.
    Beijos.
    Hideozinho.

    ResponderExcluir
  18. Hideozinho,

    Vc por aqui? Falando besteira até aqui? =)

    Debochando de mim até aqui? =)

    Adorei seu comentário e saber que vc leu esse texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Djabal,

    E agora nada! =) As mulheres podem gostar de futebol como as meninas comentaram acima, podem até jogar futebol e muito melhor que muito homem como faz a nossa Marta, mas não são doentes por futebol a ponto e ver um jogo como Austrália e Suécia assim, do nada. =)

    Beijos, amigo! :-D

    ResponderExcluir
  20. que bom, nat! Sempre bom te ver aqui tb! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Da mesma forma que você está tentando "desvendar os mistérios da paixão dos homens pelo violento esporte bretão", muito me preocupa o fascínio exercido sobre algumas pessoas, de ambos os sexos, por um ramo da ciência que insiste em desprezar o atrito "nas relações" e fenômenos.
    Creio que Anderson Clayton concorda comigo nesse particular, afinal somos uma prova definitiva da importância do atrito.
    Mesmo distante tô ligado, bjs

    ResponderExcluir
  22. ♫♫♫♫♫♫♫ Ai cachopa, se tu queres ser bonita:
    Arrebita, arrebita, arrebita ♫♫♫♫♫♫

    ♫♫♫♫♫♫♫ Ai cachopa, se tu queres ser bonita:
    Arrebita, arrebita, arrebita ♫♫♫♫♫♫

    Luis Manuel, diretamente de Portugal para o meu blog!!!! Muita felicidade!!! Falando besteira de além-mar! =)

    ♫♫♫♫♫♫♫ Ai cachopa, se tu queres ser bonita:
    Arrebita, arrebita, arrebita ♫♫♫♫♫♫

    ResponderExcluir
  23. Tia LK só nas reflexões psicológicas...
    Tá ficando boa nisso heim LK!
    No meu caso, minha válvula de escape de toda essa repressão é a arte. Admito que não curto futebol como a maioria dos outros garotos, mas de vez em quando eu me arrisco. (risos)
    Por falar nisso, as crônicas estão ficando cada vez melhores. E realmente não creio que descontração seja perda de qualidade e importância. Pelo contrário, creio que muito mais gente se dedicou a ler essa crônica pelo clima de brincadeira séria que ela tem.

    No mais, continue escrevendo. Vou ficar esperando.

    ResponderExcluir
  24. Oi, João!

    Muita alegria em saber que vc, meu ex-aluno, atual amigo vem até aqui ler o que escrevo.Interessante esse seu comentário... foi um grande incentivo para que a brincadeira continue. Obrigada do fundo do meu coração!

    E qto à vc, meu querido, que será um grande arquiteto, Freud explica sua fixação por pilastras. =D

    Grande beijo, amigo!

    ResponderExcluir
  25. Não pude deixar de estender essa conversa, de maneira alguma.
    Agradeço muito todos os elogios expressos, de verdade. Me sinto tão feliz quando recebo apoio nessas minhas tentativas em descobrir o que realmente quero ser. Tenho certeza que nunca temos certeza de fato.

    Para minha grande amiga-física-cronista-mãe-desenhista LK, eu deixo um grande beijo a fim de que ela saiba que NUNCA mais vou esquecer de todas as incríveis conversas que tivemos.

    ResponderExcluir
  26. Continuo achando cultura inútil... desculpe

    ResponderExcluir